sábado, 16 de abril de 2022

Laura Alves (1921 - 1986)

 

Laura Alves Magno nasceu em Lisboa a 08 de setembro de 1921 e destacou-se como atriz.

Estreou-se profissionalmente em 20 de agosto de 1935, no Teatro Politeama, ainda com 13 anos, a 20 dias de fazer os catorze, contracenando logo na estreia com o grande ator Alves da Cunha, na peça "As duas garotas de Paris". Tirou a carteira profissional logo depois, aos catorze anos, e passou do Politeama para o Teatro Nacional, onde fez duas épocas, representando ao lado de Palmira BastosÁlvaro Benamor, Amélia Rey ColaçoNascimento FernandesMaria Lalande, etc.

Viu o seu talento reconhecido além-fronteiras, através da participação em diversos géneros revista, operetacomédia e drama), sobretudo no Teatro Monumental, onde se fixou em 1951. No cinema, salienta a sua interpretação em O Leão da Estrela, em 1947. Fez teatro radiofónico na RCP ao lado de nomes como Rogério PauloÁlvaro BenamorIsabel WolmarCarmen Dolores entre outros.

Por tudo isto, seria muito redutor ficar registada a sua passagem pelo cinema, muito mais conhecida do que a sua carreira teatral por todos os nascidos na década de 1960 e posteriores, apenas por não haver na RTP, ou nela não passarem, registos das muitas peças que fez, e só passarem sucessivas repetições dos 3 filmes da década de 1940 em que entrou (O Pai TiranoO Leão da EstrelaO Pátio das Cantigas).

Laura faleceu a 06 de maio de 1986 em Lisboa.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário